quarta-feira, outubro 20, 2010

Rússia - Relato do 5° Congresso da CRAS

Em 25 e 26 de setembro de 2010, Moscou foi sede do 5° Congresso da Confederação Revolucionária de Anarcosindicalistas (CRAS), a sessão russa da Associação Internacional de Trabalhadores (AIT). O congresso contou com a presença de delegados de Moscou, da região de Moscou, de Rostov-on-Don e de Tula.

O Congresso debateu a situação sócio-econômica em algumas regiões do país e nos lugares de trabalho, onde os ativistas da CRAS estão trabalhando melhor. Também houve uma discussão em torno das graves conseqüências da crise, a aparição do capital e a situação dos trabalhadores, o aumento do desemprego e a falta de direitos trabalhistas, a deterioração das condições de trabalho - aumentando a exploração dos trabalhadores imigrantes - a continuação das reformas anti-sociais (dentre as quais se destaca a reforma do setor público, o que a longo prazo poderá trazer a eliminação completa da educação e saúde públicas).

Durante o Congresso se chamou a atenção pelo crescimento dos sentimentos nacionalistas e pró-fascistas, do qual não estão livres os ambientes de "esquerdas", "libertário" e "antifascista".

Em geral, o nível de protesto social segue sendo sumamente baixo: quase não ocorrem greves importantes, o funcionalismo e os sindicatos "alternativos", em sua maioria estão ociosos ou de acordo com as autoridades, os atos de protestos são reprimidos ou silenciados pelos políticos (como ocorreu depois do acidente nas minas de Mezhdurechensk). As manifestações ou comícios de "protesto" são poucos e estão sob o controle total dos políticos da "oposição". Nestas difíceis condições, de passividade social, os membros da CRAS seguem fazendo todo o possível para manter a chama da resistência social acessa.

Durante o ano passado, desde o Congresso anterior, realizamos uma campanha contra o aumento das tarifas de transporte público, temos organizado ações de solidariedade com os mineiros de Mezhdurechensk, participamos nas greves em várias pequenas empresas de Moscou, levamos a cabo uma agitação anarcosindicalista vigorosa na Região de Rostov, nos envolvemos de forma ativa em campanhas ambientais na Região de Tula e no movimento anti-fascista. A nossa organização mantém uma obra editorial atuante: um periódico que se publica regularmente, “Ação Direta”, além disso membros da CRAS editam livros sobre a história e teoria do anarquismo e do anarcosindicalismo.

Por outro lado, os anarcosindicalistas da CRAS organizaram um piquete em solidariedade aos anarquistas sérvios e com a União de Estudantes da Ucrânia “Ação Direta”, que foi reprimida e perseguida pelas autoridades ucranianas.

A CRAS participou também de campanhas internacionais de solidariedade com os trabalhadores em luta da "Babylon" em Berlim, do hotel "Vinci" e a empresa "ASM" de Granada, a companhia Oceano de Alicante e outras empresas espanholas, com os trabalhadores imigrantes africanos e chineses na Polônia, e com os anarquistas que são vítimas da repressão estatal (os 11 de Lisboa, Amadeu Casellas, os anarquistas da Letônia).

Em especial, a sessão da CRAS da AIT chama à solidariedade com o ativista russo Alexei Gaskarova, que se encontra atualmente encarcerado.

Durante o ano passado conseguimos novos adeptos e novos contatos. A organização tem vínculos com as sessões da Associação Internacional de Trabalhadores (os mais regulares são com a CNT espanhola, a ZSP polonesa, a NSF norueguesa, a CNT francesa, a AIT-SP portuguesa, a FORA argentina etc.), com grupos e iniciativas sindicalistas na Rússia e na CEI, e com grupos anarquistas com interesse em trabalhos anarcosindicalistas.

Ao mesmo tempo, os delegados da CRAS assinalaram a necessidade de intensificar a agitação, criando mais adesivos e folhetos e reforçando a propaganda na internet. Foi debatido as perspectivas para futuras campanhas e ações, como a luta contra a reforma do setor público e contra as empresas que participam na destruição do meio ambiente.

Os delegados, em geral, aprovaram o informe de atividades do Comitê e o trabalho internacional. Foi escolhido um novo Comitê. Houve algumas modificações menores nos estatutos. E continuam os debates sobre novas mudanças que se discutirão no próximo Congresso da organização.

O Congresso enviou saudações aos anarcosindicalistas da CNT-AIT da Espanha e lhe desejaram êxito na Greve Geral, prevista para 29 de setembro.

CRAS: http://www.kras.fatal.ru/

agência de notícias anarquistas-ana

notícias do sol –

Sem comentários: